Um estudo de mercado pode ser definido como uma atividade interdisciplinar de coleta, organização e interpretação de dados econômicos e sociais, obtidos através de técnicas analíticas, estatísticas ou outras, visando o embasamento para tomada de decisões estratégicas. Ou, conforme a ESOMAR (European Society for Opinion and Market Research), "inclui pesquisas de opinião e sociais, e é uma sistemática obtenção e interpretação de informações a respeito de indivíduos ou organizações, valendo-se de técnicas e métodos estatísticos e analíticos das ciências sociais aplicadas, para fornecer insight ou suporte à tomada de decisão." (tradução do autor) - ICC/ESOMAR International Code on Market and Social Research.
Portanto, uma vez que seus métodos e campos de pesquisa encontram-se majoritariamente no campo das ciências econômicas e sociais, que razões há para confiar um estudo de mercado a um engenheiro?
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o currículo acadêmico de um engenheiro abrange uma ampla gama de conhecimentos. Muitos destes currículos incluem os campos de economia, administração, e até mesmo aspectos jurídicos e sociais. Evidentemente isto varia de acordo com a instituição de ensino, e com a especialidade da engenharia em questão. Tomando como exemplo o currículo de Engenharia Química da UFRGS, nele constam disciplinas como "Engenharia Econômica e Avaliações" (60 h), "Administração e Finanças" (60 h), "Tópicos Jurídicos e Sociais" (30 h), além de "Probabilidade e Estatística" (60 h), e "Planejamento e Projeto da Indústria Química I" (60 h), onde desenvolve-se um anteprojeto para uma indústria química, incluindo as justificativas econômicas e mercadológicas do projeto, que demandam um estudo de mercado.
No entanto, a principal vantagem de um engenheiro realizar estudos de mercado é o conhecimento técnico do produto. Embora o objeto de estudo de um estudo de mercado é o "mercado" propriamente dito, este mercado refere-se a um determinado produto ou serviço. Tome-se como exemplo o estudo de mercado para determinado serviço técnico. Que nichos de mercado podem ser atendidos por este serviço? Quais os segmentos são mais atrativos? Que riscos e dificuldades técnicas podem ser encontradas? Estas questões serão mais facilmente compreendidas e respondidas por alguém com conhecimento técnico. Em outro exemplo, suponha-se que se deseja produzir determinado equipamento. Quais as possíveis aplicações não óbvias deste? Que recursos ele precisa ter para atender a necessidade e demanda do mercado ou consumidor final? Novamente, são questões de cunho técnico, onde um engenheiro é o profissional mais capacitado para atuar.
Evidentemente, grandes estudos de mercado devem ser conduzidos por equipes multidisciplinares, integradas por profissionais das ciências econômicas, ciências sociais e ciências exatas aplicadas. Entretanto, em função do produto ou serviço para o qual se deseja informações mercadológicas, a opção por um engenheiro da área para conduzir o estudo pode ser uma alternativa vantajosa.
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